domingo, 14 de outubro de 2012

078) Atividade e Respiração Celular

078) Atividade e Respiração Celular:
RESPIRAÇÃO CELULAR
É um conjunto de reações de oxirredução para a obtenção de energia a partir de uma fonte energética orgânica e que ocorre obrigatoriamente em todas as células. As reações de oxirredução consistem na transferência de H+ de um composto orgânico para outro com desprendimento de energia. A fonte de energia mais utilizada é a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos fornecem mais energia, mas são menos utilizados. C6 + H12 + O6 + 6O2 == 6CO2 + 6H2O DG = 38 ATP.

Glicólise = Fase que ocorre ainda no citoplasma. A glicose que penetra na célula na forma de glicose 6-fosfato, sofre a degradação, originando 2 ácidos pirúvicos + NADH + H +.

NAD = Nicotinamida é a substância que transfere o H de um composto para outro.

ATP = Trifosfato de adenosina é formado por adenina + ribose + 3 radicais fosfato. É a molécula que irá armazenar energia, que não será utilizada imediatamente pela célula. Se toda a energia produzida fosse liberada de forma imediata, a célula literalmente "queimaria".

DIVISÃO CELULAR

Ciclo Celular = As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células filhas idênticas. O ciclo celular compreende os processos de uma célula que ocorrem desde a sua formação até sua própria divisão. A principal característica é sua natureza cíclica. A divisão celular estabelece duas etapas, onde uma delas é caracterizada pela divisão do núcleo (mitose) e a outra, pela divisão do citoplasma (citocinese). A etapa na qual a célula não apresenta modificações morfológicas, que é compreendida no intervalo entre duas divisões celulares, é denominada interfase.

Controle do Ciclo Celular = Este ciclo é regulado pela interação de proteínas. Essas proteínas compõem o sistema de controle que conduz e coordena o desenvolvimento do ciclo celular. Nos organismos pluricelulares, este ciclo é controlado por proteínas altamente específicas, denominadas de fatores de crescimento. Os fatores de crescimento regulam a proliferação celular através de uma complexa rede de cascatas bioquímicas que, por sua vez, regulam a transcrição gênica e a montagem e desmontagem de um sistema de controle. A proliferação celular depende de uma combinação específica de fatores de crescimento (PDGF - fator de crescimento derivado das plaquetas / EGF - fator de crescimento epidérmico).

MITOSE = É um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo, dividido em 5 fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese, nas quais ocorrem grandes modificações no núcleo e no citoplasma.. O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico, que é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que converge em direção ao centríolo.



FASES DA MITOSE:

- PRÓFASE = Nessa fase, cada cromossomo é composto por duas cromátides, resultantes da duplicação do DNA, que estão unidas pelos filamentos do centrômero. A prófase caracteriza-se pela contração dos cromossomos, que se tornam mais curtos e grossos devido ao processo de enrolamento ou helicoidização. Os nucléolos se desorganizam e os centríolos migram um par para cada polo celular.

- METÁFASE = Nessa fase, os cromssomos duplos ocupam o plano equatorial do aparelho mitótico. Os cromossomos adotam uma orientação radial. Os cinetócoros das duas cromátides estão voltados para os pólos opostos. Ocorre um equilíbrio de forças.

- ANÁFASE = Inicia-se quando os centômeros tornam-se funcionalmente duplos. Com a separação dos centrômeros, as cromátides separam-se e iniciam sua migração em direção aos polos. O centrômero precede o resto da cromátide. Os cromossomos são puxados pelas fibras do fuso e assumem um formato característico em V ou L, dependendo do tipo de cromossomo. Caracteriza-se pela migração polar dos cromossomos, que se movem na mesmoa velocidade.

- TELÓFASE = Inicia-se quando os cromossomos-filhos alcançam os pólos. Os MT cinetocóricos desaparecem e os MT polares alongam-se. Os cromossomos começam a se desenrolar, num processo inverso à prófase. Esses cromossomos agrupam-se em massas de cromatina que são circundadas por cisternas de RE, os quais se fundem para formar um novo envoltório nuclear.

- CITOCINESE = É o processo de clivagem e separação do citoplasma. A citocinese tem início na anáfase e termina após a telófase, com a formação das células-filhas.

Atividade de síntese no ciclo celular: O conteúdo de proteínas total de uma célula típica aumenta mais ou menos continuamente durante o ciclo. Da mesma maneira, a síntese de RNA continua constante. Com exceção da Fase M, a maioria das proteínas é sintetizada durante as diferentes fases do ciclo. O período mitótico caracteriza-se pela baixa atividade bioquímica; durante esse período, a maior parte das atividades metabólicas.

MEIOSE = Organismos simples pode se reproduzir através de divvisões simples. Esse tipo de reprodução assexuada é simples e direta, produzindo organismos geneticamente iguais. A reprodução sexual, por sua vez, envolve uma mistura de genomas de dois indivíduos, que diferem geneticamente de seus parentais. O ciclo reprodutivo sexual envolve a alternância de gerações de células haplóides, com gerações diplóides. A mistura de genomas é realizada pela fusão de células haplóides, que formam as células diplóides. Posteriormente, novas células diplóides são geradas quando os descendentes de células diplóides se dividem pelo processo de meiose. A meiose ocorre nas células reprodutoras de gametas. A meiose é precedida por um período de interfase (G1 S G2) com eventos semelhantes aos observados na mitose. Na meiose, o cromossomo produzido tem apenas a metade da cadeia que forma o DNA. A meiose é um processo que envolve duas divisões celulares, com somente uma duplicação de cromossomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário